Pular para o conteúdo

Dúvidas sobre gravidez

Entrevista_Lidia-Site

A obstetra Dra. Lídia Aragão, que palestrou no 4º Encontro de Gestantes Maternare, deu uma entrevista tirando algumas das principais dúvidas das futuras mamães, e compartilhou com a gente essas informações tão preciosas!

Qual a Importância do Pré-natal?

O nascimento de uma criança saudável e uma gestação com o mínimo de risco para a mãe está relacionada a uma boa assistência pré-natal e ao parto. Tendo como principal objetivo os cuidados com a saúde das gestantes e de seus conceptos, a assistência pré-natal atua em caráter preventivo, assistencial e educacional. Para que isto ocorra, é importante que o pré-natal seja de inicio precoce, já no primeiro trimestre , assim que a gestação for diagnosticada.

Entre os questionamentos mais importantes para avaliar a rotina da gestante e os possíveis riscos para a gestação estão: histórico pessoal e familiar, o consumo de medicamentos, atividades profissionais, doenças pré- existentes, entre outras. É importante também realizar um exame físico geral e ginecológico no inicio da gestação.

Qual a frequência das consultas de Pré Natal ?

Não sendo constatado risco obstétrico, ou seja, caracterizando-se o pré natal como de baixo risco, a gestante deverá realizar consultas mensais até 28º semana, quinzenais da 28º a 36º semana e semanais da 36º semana até o parto.

O ideal é que toda gestante compareça a uma consulta médica mensal . O número mínimo e seguro de consultas do início até o final da gestação é de pelo menos 6 consultas.

Qual a Importância da atividade física na gestação ?

A prática de exercício físico é recomendada para todas as gestantes, pois há benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê. Dentre eles, está a diminuição das complicações obstétricas, como hipertensão e diabetes, maior controle do ganho de peso da mãe, melhora no condicionamento físico, atuação no estado psicológico e social, e diminuição da depressão e do estresse.

Para manter a saúde física e mental em dia aconselhamos a prática de atividade física regularmente. As gestantes devem realizar atividades físicas que façam bem ao coração, ajudem a manter a flexibilidade do corpo e a controlar o aumento de peso, e que fortaleçam a musculatura. Os exercícios não devem exigir esforços exagerados, que representem um risco tanto para a mulher como para o bebê.

Quais Atividades físicas mais indicadas na gravidez?

As atividades físicas deve ser realizadas com 30/60 minutos de duração, sendo as mais indicadas as atividades de baixo impacto, como por exemplo: caminhada, hidroginástica, natação, alongamento, ioga, dança e Pilates.

“Gravidez com atividade física adequada o resultado é saúde plena.”

Quais as dicas para uma alimentação saudável na gestação?

Fracionar a deita em 5 a 6 refeições diariamente sem pular nenhuma delas, manter uma alimentação rica em ferro, cálcio e vitamina C, consumir frutas e vegetais frescos diariamente, consumir carnes magras, evitar consumir frituras, conservas, doces e embutidos e enlatados. E não esquecer de hidratar o corpo, consumir aproximadamente 2 a 3 litros de água diariamente.

Quando saber que chegou a hora de nascer?

Para ter certeza que a hora certa é agora, fique de olho nos sinais que seu corpo demonstra. O tampão mucoso que bloqueia o colo do útero sairá pela vagina com uma coloração similar à do sangue. Pode ser que esse tampão saia dias antes do parto.

O rompimento da bolsa – um jato d’água que escorre, como se você estivesse urinando – sinaliza que a mulher deve ir para a maternidade.

Preste atenção, também, no intervalo das contrações. À medida em que elas ficarem menos espaçadas, mais fortes e frequentes, você estará em trabalho de parto. A confirmação se dará com o exame físico do médico obstetra, este avalaiará as contrações e fará um exame de toque vaginal para verificar a dilatação do colo do útero.

No momento do parto, fique atenta às orientações do obstetra, siga-as e tenha um ótimo parto!

1 thought on “Dúvidas sobre gravidez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *