Pular para o conteúdo

Exercícios Kegel durante a gravidez

kegel gravidez

Kegel é o conjunto de exercícios de contração e relaxamento da musculatura pélvica repetidamente. Existem diversas causas para o aumento do stress na musculatura pélvica, como estar grávida, estar acima do peso, dar à luz, idade e tosse extenuante.Músculos pélvicos fracos podem fazer com que seus órgãos nessa região desçam e inchem em sua vagina, uma condição conhecida como prolapso pélvico. Prolapso pélvico pode causar uma pressão pélvica desconfortável e escape involuntário de urina e fezes. Exercícios Kegel podem ajudar a prevenir essa condição.

Benefícios dos Exercícios Kegel

Há muitos benefícios na utilização dos exercícios Kegel, tais como:

  • Fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, que sustenta seu útero, sua bexiga e intestinos;
  • Previne e controla a incontinência urinária;
  • Prepara a região para o parto;
  • Ajuda a maximizar o orgasmo da mulher.

Durante a gravidez, exercícios Kegel são altamente recomendados. Eles podem ajudar a aumentar o conforto da mulher enqunto o parto se aproxima. Além disso, eles podem ajudar no controle da incontinencia urinaria, que é bastante comum no final da gravidez e às vezes se estende para o pós-parto.

Como Fazer os Exercícios Kegel

Para aprender a fazer os exercícios de Kegel, é preciso determinação, especialmente se você não sabe como identificar os músculos pélvicos.Para identificar os músculos pélvicos, tente parar o fluxo de urina e depois iniciá-lo novamente quando você estiver usando o banheiro. Já que o assoalho pélvico é uma rede de músculos que se estendem até a parte de trás do seu corpo, é bom pensar em manter essa área firme como se estivesse segurando gazes ou a urina. Tome cuidado para não contrair os músculos do glúteo (bumbum) quando estiver fazendo este exercício. Os músculos a serem trabalhados devem ser os do assoalho pélvico. Assim que você conseguir identificar a sensação de contrair e relaxar esses músculos, tente fazer o exercício quando você não estiver urinando. Se você não conseguir encontrar esses músculos, peça ajuda!Se você sentir como se estivesse contraindo a barriga, você provavelmente não está fazendo o Kegel da maneira correta.Não se acanhe em pedir ajuda a seu médico ou fisioterapeuta.

Assim que você encontrar os músculos do seu assoalho pélvico, você pode começar a fazer osexercícios em séries ou repetições. Certifique-se sempre de ter ido ao banheiro e esvaziado a bexiga antes de começar os exercícios. Você pode fazer o Kegel tanto sentada quanto deitada.

  1. Fique em uma posição confortável. Pode ser sentada, deitada ou agachada;
  2. Contraia sua musculatura pélvica por 3 segundos;
  3. Relaxe seus músculos
  4. Repita 10 vezes

Na medida em que você adquire controle sobre seus músculos, você pode ir aumentando o tempo de contração. Faça isso aos poucos, gradualmente. Comece com 3 segundos, passe para 4 segundos, depois para 5 segundos, até que você já consiga contrair por 10 segundos sem dificuldade. Recomenda-se que as façam esse exercício 3 vezes por dia, todos os dias.Tenha consciência de que você está exercitando apenas a musculatura pélvica, e não o bumbum, abdômen ou as coxas. Como com qualquer músculo, o exercício vai se tornando mais fácil com o tempo!

Fonte: http://www.pregnancycorner.com/being-pregnant/health-nutrition/exercise/kegel-exercises.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *